quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Infância: vivendo em nostalgia

Quando pequenos vivemos tudo intensamente de uma forma inocente. Tudo o que sentimos, ouvimos e experimentamos é guardado para sempre. Um dos momentos que fica eternizado é o das refeições.
Nas refeições tudo pode acontecer, histórias engraçadas ou até mesmo tristes. Jamais me esquecerei de algumas histórias que aconteceram quando eu era pequena. Minha irmã é mais nova que eu e, um dia estávamos almoçando em casa eu, minha mãe e o meu pai. De repente, vi a minha irmã perto da fruteira. Então avisamos: “Janine, não puxa!”. Mas não adiantou, ela puxou e caiu uma grande moranga que estava em cima da fruteira.
Outra história engraçada que me recordo da minha infância, aconteceu quando eu tinha cinco anos, numa sexta-feira de meio dia, estávamos almoçando eu, minha mãe, meu pai, minha irmã e um primo, quando de repente eu comecei a me engasgar com a comida. Meu primo que por sua vez estava na minha frente me ajudou, de uma maneira engraçada, pois vendo eu me engasgar minha mãe falou para ele:”Assopra Peri”.O que ninguém estava esperando naquele momento era que ele estava comendo arroz.Acabou que ele no susto assoprou mas junto veio o arroz que estava comendo.
Viver estes momentos nostálgicos, em que lembramos tod
as essas histórias, momentos marcantes de nossa vida, é muito especial. Penso que uma frase que resume bem isso é: ”Tudo o que é bom, dura o tempo necessário para ser inesquecível!”. E a infância é um bom momento que dura o tempo necessário para ser inesquecível por todos aqueles que a apreciam.



















quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Relacionamentos Amorosos


O relacionamento amoroso é uma arte, na qual quem esta se relacionando é o autor.Pessoas que estão apaixonadas são pessoas que vivem em mundos diferentes, onde só os dois existem: vivem num universo em que sua fantasia é “real”.
Desde pequenos apreendemos, vemos nos filmes que, quando o amor é verdadeiro, dura para sempre, aparecendo, assim, nos filmes infantis como: ”... e viveram felizes para sempre.” Mas atualmente tudo mudou. Uma prova disso é que a mulher, hoje, tem mais iniciativa do que o homem.
Um filme de que me recordo é “Casa Comigo” em que a mulher vai onde seu amado está e pede a mão dele em casamento. É a partir de coisas simples que tudo hoje é diferente do que era uma vez, coisas que, feitas a dois, ficam mais prazerosas, independente do tempo.
Sugiro que, hoje, viva intensamente suas paixões, namore, pois nunca é se sabe o que vai ser do amanha. E sempre se lembre que: nunca é tarde para se apaixonar.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

O simples pode ser simplesmente…




Muitas coisas simples podem ser simplesmente fantásticas,se examinadas de pontos de vista diferentes. Atualmente o mundo não para, e examina os fatos que estão ao seu redor, não observando o que esta acontecendo com o mundo, não vendo o que pode ser melhorado, usando o mundo tecnológico como uma válvula de escape da realidade.
 A maioria das pessoas não enxerga nas coisas simples, atos que, feitos conscientemente, podem virar algo simplesmente fantástico. Atos que permanecerão eternizados. Um exemplo de que mostra esta realidade é que uma latinha de alumínio se for descartada indevidamente pode ocasionar sérios problemas ambientais, mas se for descartada corretamente pode favorecer o ecossistema do planeta. Uma historia que ilustra bem esse fato foi a de um menino de quatro anos que ao sair com seus pais, vê uma latinha jogada no chão. Ele recolhe e a leva para a próxima lata de lixo que encontrar. Isso mostra que, é desde pequeno, que podemos cuidar das coisas tão simples que podem ser de grande valor ao mundo.
Outro exemplo de coisas tão simples e pequenas é uma semente que, quando vista com outro olhar pode ser considerada simplesmente fantástica, pois, é da semente que há o surgimento de uma nova vida.
Portanto, comece a dar valor às coisas simples, pois são nelas que há o verdadeiro sentido de existir a vida hoje.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os Valores de Hoje

Os valores da sociedade hoje são muito diferentes do que era uma vez, pois a educação que é dada hoje é muito mais liberal do que era no tempo de meus avos.
Uma educação mais liberal vinda do berço da família, mas com determinado limite, faz com que a criança cresça um adulto educado dentro da sociedade. Já quando a educação familiar for estabelecida de forma errada, a criança poderá virar um adulto sem limites, uma pessoa que não sabe viver em sociedade. Atualmente, muitas coisas simples, como uma vaga de estacionamento, especifica para pessoas com deficiência física, pode virar um transtorno imenso, quando quem precisa usar, não pode porque não tem lugar, pois pessoas que não têm deficiência estão ocupando-a.
Essas inversões de valores não ocorrem em toda a sociedade, pois, como antigamente, existem pessoas que foram educadas de outras maneiras, foram ensinadas que devem respeitar o próximo como... Sempre cumprimentar, ajudar o próximo, ter respeito com quem esta falando (professores em sala de aula), não responder aos pais.
Se toda a sociedade fosse educada como uma parcela é, poderíamos viver bem,teríamos um mundo mais justo e que tem direitos iguais a todos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Política Atual



Os políticos, hoje, em qualquer parte do mundo, vêm se destacando na área em que nenhum de nós quer exercer: a corrupção. A população que faz gerar a economia é a maior prejudicada.
A corrupção presente em nossa sociedade causa muitos transtornos a todos, pois os governantes que deviam dar o exemplo são os principais causadores. Um exemplo é o do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci que, em quatro anos, multiplicou seu patrimônio em vinte vezes, às custas dos trabalhadores que, todo mês, ficam contando com o pouco que recebem para pagar suas contas ,apresentando tudo o que conseguiram no final do ano para a Receita Federal.
Enquanto isso, os políticos, que são os responsáveis pelo funcionamento do país, enganam, passam por cima de todos que estão em seu caminho. Se as lideranças fossem como o resto da sociedade, não haveria diferenças e problemas sociais.
E como diz um ditado: ”Numa luta entre elefantes, o prejudicado é o capim.” Sendo assim, concluímos que se queremos mudar a situação de um país, devemos começar elegendo bem nossos governantes, são eles que nos representarão no governo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Educação: a base de tudo


A educação atualmente é uma das principais armas para a mudança de um país. É, a partir dela, que há desenvolvimento.
Muitos pais hoje ao verem seu filho pedir um dinheiro para comprar um livro que precisam para a escola, negam-se, alegando que é muito caro e só iria usar uma vez. Mas,quando esses mesmos filhos pedem um tênis da ultima moda, esses mesmos pais não negam. Que tipo de educação é essa?
“O Brasil tem atualmente cerca de 16 milhões de brasileiros analfabetos e metade desse número esta concentrada em menos de 10% dos municípios do país, mostrou uma pesquisa divulgada pelo ministério da educação (MEC) .Para o MEC, apesar de não serem inéditos, os dados do Mapa da Analfabetismo são alarmantes.No Brasil existem 16.295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo monos um bilhete simples.Levando-se em conta que o conceito de analfabeto funcional, que inclui as pessoas com menos de quatro series de estudos concluídas, o numero salta para 33 milhões.” É o que nos mostra a reportagem do site Terra publicada no dia 04 de Junho de 2003.Mas hoje ainda existem uma grande porcentagem da população analfabeta, pessoas sem instrução, desfavorecidas em grande maioria.Antigamente se entendia por que havia analfabetos, pois os modos de vida era mais simples, e não havia possibilidade de mudança,mas hoje essa situação é inadmissível.
Concluímos que para essa tenha um fim precisamos saber que a educação é a base de tudo e sem ela não saímos do lugar.por isso incentivas a leitura é o ponto inicial para começar uma mudança, e esse ponto inicial deve partir dos pais.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Classe Social: escolha ou destino?

O mundo hoje é feito de escolhas, mas nem todas temos essa possibilidade. A classe social hoje conta muito, porém não é só ela que faz uma nação crescer.
Sim, atualmente ainda temos nações prejudicadas com a falta de condições básicas de sobrevivência, poucos com muito e muitos com pouco. Ninguém escolhe na hora de nascer de que classe social quer vir ao mundo, apenas nasceu, sem escolha, nada o impede de mudar essa situação. É o caso dos países do continente africano em que essa problemática. Querem mudar, mas não tem condições.
Entretanto, não é só no continente africano que temos essa realidade, pois, em países como o nosso Brasil, é inadmissível que ainda existam meninos e meninas pedindo esmola em transito,enquanto deveriam estar estudando,brincando. Existem campanhas contra essa problemática, mas é uma pequena parcela que a respeita.
Toda essa realidade tem solução, condições de mudança. Mas para isso, é preciso haver força de vontade para mudar.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Meritocracia

As pessoas do mundo hoje, estão cada vez mais se capacitam, inovando, renovando e transformando-se em todos os sentidos tanto no profissional como no pessoal. Além disso,ainda criam novas “janelas de empregos” para jovens e experientes pessoas que queiram se capacitar em algum ramo da sociedade.
Pensando nessa parcela da sociedade, comenta-se muito sobre um novo conceito que foi elaborado: a Meritocracia. A meritocracia acontece quando um profissional interessado em progredir no ramo de seu trabalho e faz por merecimento este processo, impulsionando, assim, a possibilidade de conseguir por merecimento o seu objetivo. Entretanto, hoje, a meritocracia esta gerando uma grande polêmica, porque uma grande instituição brasileira muito privilegiada por todos ao instituir este conceito não soube executá-la na pratica, e acabou premiando uma personalidade famosa por um mérito que não cabia a ela dar este prêmio, sendo esta personalidade foi o jogador de futebol Ronaldinho Gaucho que recebeu da academia brasileira de letras a honraria de Maximo valor da entidade, que é a medalha Machado de Assis, que é dada a grandes personalidades de nossa literatura.
Mas, como nós como brasileiros que somos, questionamo-nos será que isso esta certo?Por ser tratar da academia brasileira de letras um órgão que tem com objetivo incentivar e homenagear os nossos escritores renomados e, aqueles que por uma paixão pela leitura, literatura e pela língua mesmo se dedicando-se dia a dia para merecerem algum dia uma honraria deste porte. Tendo vista o conceito de o que é a meritocracia, famosos com um jogador de futebol, por mais que jogue bem, por mais que sege um gênio da bola nunca deveria ganhar uma honraria de extrema importância na ABL, a não ser que fizesse por seu esforço como publicando um livro de alguma coisa que se interesse e seja é claro de extremo valor a sociedade.
Assim, para que a meritocracia seja respeitada temos primeiro aprendemos a lidar com ela de forma justa sem agrida a moral e a ética.